terça-feira, 5 de abril de 2011

Absurdo pós-moderno!



Hoje de manhã deparei-me com essa notícia preocupante ( para não dizer bárbara...) no site do yahoo. Até quando a intolerância à diversidade sexual tomará espaço nas notícias de jornal e mais ainda, em nossas vidas? Acompanhemos então a matéria:


"Total de gays assassinados sobe 31% em 2010 no País

O montante de assassinatos de homossexuais, travestis e lésbicas no Brasil aumentou 31,3% em 2010 em relação ao ano anterior, segundo informou hoje o Grupo Gay da Bahia (GGB). Foram 260 casos em 2010 contra 198 em 2009, segundo a associação.

De acordo com o levantamento, realizado anualmente pelo grupo, desde 1980, o Estado que mais concentrou os homicídios foi a Bahia, com 29 registros. Em seguida, vêm Alagoas, com 24, e São

Paulo e Rio de Janeiro, com 23 cada. O estudo é realizado com base em notícias publicadas em jornais e sites.

O Nordeste, segundo o grupo, concentrou 43% dos homicídios contra integrantes das comunidades de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Segundo o antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB, o risco de um homossexual ser assassinado no Nordeste é "aproximadamente 80% maior" do que no Sudeste, por causa da intolerância. "O Brasil é o campeão mundial de crimes homofóbicos", afirma Mott. "O risco de um homossexual ser assassinado no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos."

Segundo o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, o volume de assassinatos contra LGBT vem crescendo anualmente em todo o País, sem que a administração pública promova políticas de enfrentamento à violência. "Já recebemos documentação sobre 65 casos ocorridos apenas nos três primeiros meses deste ano", afirma. "É preciso que a homofobia seja punida severamente pela polícia e pela Justiça."

Fonte: yahoo.com.br

Não sei o que é pior: o aumento de atentados violentos a gays ou o descaso das autoridades com o fato. Precisamos fazer algo urgentemente! Mas vcs me perguntam: fazer o que? QUEM SOU EU PRA FAZE RALGO A RESPETIO , AINDA MAIS SOZINHO? E eu respondo, VC, EU, NÓS! Podemos fazer muitas coisas... Começando pela simples divulgação dessas barbaridades, questionando-as e fazendo com que cada um que lê tais notícias se ponha no lugar das vitimas e se imgagine sendo humilhado,perseguido, violentado, excluido e até sofrendo tentativas de assassinato pelo simples fato de ser homossexual. Vamos dar um basta nisso! Preconceito está pra lá de démodé, não moramos mais em cavernas, não precisamos mais marcar nosso território no grito ou no grau de força violenta de cada um. Ma ainda há pessoas que não acordaram para a realidade e estão paradas na era paleolítica... A essas pessoas meu mais profundo e sincero sentimento de PENA... Mas nada está perdido, partindo da ótica que a raiz de todos os males é a ignorância, levamos então conhecimento à essas pessoas, vamos fazer com que elas lembrem
que de acordo com a Constituição federal TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI. Vejamos então a Constituição de 1988 em seu título II que versa sobre os Direitos e Garantias Fundamentais de cada um de nós cidadãos brasileiros:
"CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

(...) "

É verdade que não há explicitamente a questão do respeito a diversidade de gêneros sexuais no texto da Constituição, mas os incisos acima ressaltam a valorização da indivualidade de cada cidadão desta nação e da preservação de seus direitos. Portanto, vamos fazer valer esses incisos e usar a velha politica do "VIVA E DEIXE VIVER".

Abraços

Anderson Rodrigues =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário